Tecnologia e gamesTudo sobre tecnologia e games em um só lugar!
Um novo golpe na internet vem assustando comerciantes e compradores de vendas on-line. Os golpistas utilizam as plataformas OLX, MercadoLivre e até a Uber para obter um produto sem pagar por ele. E foi por meio de um anúncio em uma dessas empresas que um colaborador da equipe do jornal Folha da Minha Sampa por pouco não sofre um prejuízo de R$2000,00.
O crime funciona assim: o vendedor faz o anúncio na OLX; o golpista o encontra e tenta contato com o anunciante por meio do chat da OLX, solicitando o link da venda do mesmo produto disponível na plataforma do Mercado Livre; em seguida ele entra em contato com o vendedor por meio de um aplicativo de mensagem.
A partir daí, o criminoso assume a postura de um comprador. Ele finge querer a mercadoria, reclamando ao vendedor que houve um problema na efetividade da compra e que para resolver ele precisa do e-mail de vendas.
Em seguida, o golpista envia o tal e-mail no endereço colhido em nome do Mercado Livre dizendo que a compra foi concluída com sucesso e que o ML, em parceria com a Uber, faria a entrega dentro de 12 horas.
E foi neste momento da tramitação que o colaborador da FMS percebeu que havia algo errado: o endereço de e-mail enviado pelo golpista era amador e diferente do que o Mercado Livre costuma usar para se comunicar com os seus consumidores. A mensagem foi encaminhada pelo [email protected], utilizando o domínio “@gmail.com” e não o próprio da plataforma “@mercadolivre.com”.
Diante do caso, as empresas citadas (exceto a Uber) notificaram o colaborador com as seguintes mensagens:
● Nunca forneça seus dados pessoais ou informe-os no campo de perguntas e respostas;
● Verifique sempre se o remetente tem os e-mails do Mercado Livre ou Mercado Pago;
● Nunca clique em links inseridos no corpo do e-mail dos e-mails;
● Não envie o produto antes de confirmar que o pagamento consta como “aprovado” em sua conta Mercado Pago”.
OLX: "A OLX disponibiliza espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. O nosso objetivo é que todos tenham a melhor experiência de compra e venda e, como não participamos das transações, buscamos orientar os nossos usuários sobre as melhores práticas de negociação, inclusive com aviso no chat para os usuários. Temos Termos e Condições de Uso que devem ser respeitados pelos usuários, e quando essas políticas são violadas, tomamos s medidas necessárias, como no caso relatado, em que identificamos e bloqueamos a conta do usuário da plataforma em julho deste ano. Investimos constantemente em tecnologia e ferramentas de comunicação para que tentativas de fraudes como essa sejam malsucedidas".
A redação deste jornal tentou contato também com a assessoria de imprensa da Uber, mas, até o momento de conclusão da matéria, não foi dada nenhuma resposta.
Para ajudar você, leitor, a não passar mais por situações como essas, reunimos algumas informações importantes para serem levadas em conta na hora de consumir algo:
● Com os dados sobre o comprador, faça uma pesquisa nas mídias sociais;
● Fique atento às dificuldades que a pessoa interessada possui em ir até seu estabelecimento ou de finalizar a negociação em local público;
● Desconfie de mensagens para mudar de plataforma;
● Não clique em links suspeitos nem forneça qualquer código de segurança ou de verificação do seu celular (OLX não os solicita);
● Atenção às conversas que demonstram ser (mal) traduzidas, normalmente não possuem coerência ou estão em outro idioma;
● Atenção às formas de pagamento do comprador:
a. Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega/envio do produto;
b. Em casos de transferência bancária, espere o valor ser verificado em sua conta;
c. Em casos de depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”
d. Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.
Sensação
Vento
Umidade