Bem Vindo
Crimes Digitais

Novo golpe na internet afeta consumidores das empresas OLX e Mercado Livre

Novo golpe na internet afeta consumidores das empresas OLX e Mercado Livre

Tecnologia e games

Tecnologia e gamesTudo sobre tecnologia e games em um só lugar!

19/09/2019 17h28
Por: Pablo Walisson
136
Simulação de um golpe na internet
Simulação de um golpe na internet

Um novo golpe na internet vem assustando comerciantes e compradores de vendas on-line. Os golpistas utilizam as plataformas OLX, MercadoLivre e até a Uber para obter um produto sem pagar por ele. E foi por meio de um anúncio em uma dessas empresas que um colaborador da equipe do jornal Folha da Minha Sampa por pouco não sofre um prejuízo de R$2000,00.

O crime funciona assim: o vendedor faz o anúncio na OLX; o golpista o encontra e tenta contato com o anunciante por meio do chat da OLX, solicitando o link da venda do mesmo produto disponível na plataforma do Mercado Livre; em seguida ele entra em contato com o vendedor por meio de um aplicativo de mensagem.

A partir daí, o criminoso assume a postura de um comprador. Ele finge querer a mercadoria, reclamando ao vendedor que houve um problema na efetividade da compra e que para resolver ele precisa do e-mail de vendas.

Em seguida, o golpista envia o tal e-mail no endereço colhido em nome do Mercado Livre dizendo que a compra foi concluída com sucesso e que o ML, em parceria com a Uber, faria a entrega dentro de 12 horas.

E foi neste momento da tramitação que o colaborador da FMS percebeu que havia algo errado: o endereço de e-mail enviado pelo golpista era amador e diferente do que o Mercado Livre costuma usar para se comunicar com os seus consumidores. A mensagem foi encaminhada pelo [email protected], utilizando o domínio “@gmail.com” e não o próprio da plataforma  “@mercadolivre.com”.

Diante do caso, as empresas citadas (exceto a Uber) notificaram o colaborador com as seguintes mensagens:

MercadoLivre: Nunca enviamos e-mails de endereços pessoais ou com domínios @gmail, @hotmail, @yahoo, etc.

Além disso, antes de enviar o produto ao comprador, é sempre importante confirmar se o pagamento já está aprovado em sua conta Mercado Pago.

Aqui no Mercado Livre, nós trabalhamos continuamente para garantir a segurança em suas negociações na plataforma. Por isso, é fundamental que esteja atento a algumas dicas de segurança:

        Nunca forneça seus dados pessoais ou informe-os no campo de perguntas e respostas;

        Verifique sempre se o remetente tem os e-mails do Mercado Livre ou Mercado Pago;

        Nunca clique em links inseridos no corpo do e-mail dos e-mails;

        Não envie o produto antes de confirmar que o pagamento consta como “aprovado” em sua conta Mercado Pago”.

OLX: "A OLX disponibiliza espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. O nosso objetivo é que todos tenham a melhor experiência de compra e venda e, como não participamos das transações, buscamos orientar os nossos usuários sobre as melhores práticas de negociação, inclusive com aviso no chat para os usuários. Temos Termos e Condições de Uso que devem ser respeitados pelos usuários, e quando essas políticas são violadas, tomamos s medidas necessárias, como no caso relatado, em que identificamos e bloqueamos a conta do usuário da plataforma em julho deste ano. Investimos constantemente em tecnologia e ferramentas de comunicação para que tentativas de fraudes como essa sejam malsucedidas".

A redação deste jornal tentou contato também com a assessoria de imprensa da Uber, mas, até o momento de conclusão da matéria, não foi dada nenhuma resposta.

Para ajudar você, leitor, a não passar mais por situações como essas, reunimos algumas informações  importantes para serem levadas em conta na hora de consumir algo:

        Com os dados sobre o comprador, faça uma pesquisa nas mídias sociais;

        Fique atento às dificuldades que a pessoa interessada possui em ir até seu estabelecimento ou de finalizar a negociação em local público;

        Desconfie de mensagens para mudar de plataforma;

        Não clique em links suspeitos nem forneça qualquer código de segurança ou de verificação do seu celular (OLX não os solicita);

        Atenção às conversas que demonstram ser (mal) traduzidas, normalmente não possuem coerência ou estão em outro idioma;

        Atenção às formas de pagamento do comprador:

a.       Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega/envio do produto;

b.       Em casos de transferência bancária, espere o valor ser verificado em sua conta;

c.       Em casos de depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”

d.       Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários