Bem Vindo
CONFETUR

1ª Confetur cria caderno de propostas e tendências para o Turismo de São Paulo

1ª Confetur cria caderno de propostas e tendências para o Turismo de São Paulo

19/09/2019 17h22
Por: Redação
61

Em 16 de agosto, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), promoveu a 1ª Conferência Municipal de Turismo (Confetur). A abertura foi realizada no Theatro Municipal, com presença de Orlando Faria - Secretário Municipal de Turismo; Babington dos Santos - Secretário nacional de Integração Interinstitucional; Vinicius Lummertz - Secretário Estadual de Turismo de São Paulo; Luciano Santos – representante do site Tripadvisor; Roberto Nedelciu - representante da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo); Marta Poggi – da Estratégia consultoria; representantes do Trade turístico de SP e também do Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé e demais autoridades públicas.

O evento teve como objetivo auxiliar na elaboração da política municipal de turismo e é a etapa final de um amplo processo participativo que começou com 12 workshops no primeiro semestre de 2019, 9 encontros com instituições de ensino, entrevista com turistas e consulta pública on-line, contando com a participação de mais de 700 pessoas em toda execução.

Na abertura da Confetur, Roberto Nedelciu exemplificou algumas tendências para o setor do turismo brasileiro. Segundo o presidente da Braztoa, profissionais do setor devem se atentar para viagens domésticas, que estão favoráveis devido ao câmbio. Outras tendências são buscas por sustentabilidade no consumo e negócios, personalização e tecnologia e inovação.

Ao longo do encontro, diversos temas foram discutidos dentre eles:

GT 1 – Articulação e Fortalecimento Institucional – “Transformando dados em estratégias de turismo”
GT 2 – Calendário Inteligente de Eventos – “Eventos como estratégia de turismo”
GT 3 – Formatação de Produtos – “Produtos inusitados e criativos para São Paulo”
GT 4 – Formatação de Produtos – Triângulo SP – “O Turismo como agente transformador do Triângulo SP”
GT 5 – Aprimoramento na Experiência do Turista –  “A experiência do turista em São Paulo”
GT 6 – Promoção e apoio à comercialização – “Oportunidades na promoção de destinos” .

Das 144 propostas apresentadas no local, todas foram corrigidas, sendo colocada 3 de cada seguimento como base de prioridade. Também saímos com o caderno de resoluções aprovado e defendemos o desenvolvimento e fomento do turismo nos Polos da Cidade de São Paulo, que fica nas regiões mais afastada do Centro como Parelheiros, Marsilac, Serra da Cantareira e Ilha do Bororé, onde estão firmados os seguimentos turísticos de base comunitária” disse Vagner Fernandes, assessor parlamentar do partido Democratas (DEM).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.