Bem Vindo
Cursos

Hospital Geral do Grajaú oferece curso inédito para doulas

Hospital Geral do Grajaú oferece curso inédito para doulas

17/06/2019 17h11
Por: Redação
Fonte: Folha da Minha Sampa
106

O Hospital Geral do Grajaú, localizado na zona Sul da capital, oferta neste ano um curso inédito de doulas, ou seja, mulheres capacitadas para assistir gestantes durante o parto. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 17 e 18 de junho, das 9h às 15h. 

A primeira edição terá vinte vagas e, para participar do processo seletivo, as interessadas deverão ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. Para se inscrever, é preciso comparecer ao hospital, apresentar documento com foto e preencher uma ficha de cadastro. Elas farão, na mesma data, uma prova eliminatória de português, matemática e conhecimentos gerais. Na segunda fase, que acontece dias 24 e 25 do mesmo mês, as selecionadas participarão de uma dinâmica de grupo. Concluído o processo, as interessadas estarão aptas a assistir às aulas, que acontecerão de 12 de julho a 25 de setembro, das 8 às 10h30.

O curso será composto por 32 horas teóricas e 20 horas praticas. As alunas vão praticar o que aprenderam na própria Maternidade do Hospital Geral do Grajaú, ou seja, farão estágio apoiando presencialmente as gestantes que estiverem para ganhar um bebê.

“O trabalho das doulas proporciona o acolhimento a muitas mulheres nesse momento tão especial”, afirma a superintendente assistencial do Grajaú, Michele Malta. “É importante para quem precisa de apoio neste momento único que é o parto e o nascimento do bebê”, complementa.

A maternidade do Hospital Geral do Grajaú tem espaços destinados ao parto normal humanizado. Faz parte da Rede Cegonha e do Hospital Amigo da Criança, selo conferido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (Unicef).

 

Doulas

 

Doula é uma profissional treinada para auxiliar na área de saúde, sem formação acadêmica nas áreas da enfermagem e medicina. Portanto não exerce procedimentos técnicos e não substitui a enfermeira obstetriz, o técnico de enfermagem e o médico obstetra.

Durante sua formação, ela aprende a orientar e dar assistência à mulher antes, durante e depois do parto. Além disso, costuma explicar à gestante como será o momento do nascimento do bebê, com o objetivo de passar tranquilidade, orientar sobre os cuidados necessários com a criança – como a importância da amamentação, por exemplo –, além de fazer massagens e ensinar técnicas de respiração para aliviar a dor do parto, entre outras atribuições.

A iniciativa e gestão do curso é do “Abrace Seu Bairro”, um projeto de transformação social do Hospital Sírio-Libanês que desenvolve atividades relacionadas à qualidade de vida, esporte, saúde, educação, cultura, lazer e qualificação profissional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O mercado para este tipo de profissional tem sido promissor. A maior parte das doulas trabalha de forma autônoma e o preço é variável de acordo com a experiência e o tempo que a profissional terá de dispor para acompanhar a mulher assistida.

O Hospital Geral do Grajaú é administrado em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL). Está localizado na Rua Francisco Octávio Pacca, 180, Parque das Nações, na zona Sul de São Paulo.

 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3544-9444 ramal 350.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 10h45
27°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 19°
29°

Sensação

7 km/h

Vento

70%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Editais
Municípios
Expediente
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Expediente
Editais