Bem Vindo
Esporte

Campeonato Taça Brasil de Montain Bike em Parelheiros

Campeonato Taça Brasil de Montain Bike em Parelheiros

Esporte local

Esporte localTudo sobre o esporte local em um só lugar!

25/07/2019 15h13
Por: Pablo Walisson
58
O campeonato Taça Brasil de Montain Bike XCO aconteceu nos dias 30 e 31 de março no Lar Nossa Senhora Aparecida em Parelheiros e reuniu atletas amadores e profissionais do ciclismo nacional. O Cross Country (XCO) é a modalidade olímpica do montain bike, que consiste em dar voltas em circuito fechado e técnico, com obstáculos, descidas e subidas. O evento está em sua segunda parte, a primeira etapa da competição aconteceu em Curitiba-PR e as próximas ocorrerão em Governador Valadares-MG e Mairiporã-SP, é uma prova tradicional que integra o calendário da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e soma pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), com muito trabalho e colaboração entre os atletas, a subprefeitura local, o vereador Milton Leite e o Lar foi possível a realização deste grande evento na região de Parelheiros.
O Lar Nossa Senhora Aparecida é local de acolhimento de crianças e jovens em situação de risco e oferece o esporte como forma de ascensão social. Durante a realização do evento, o Lar disponibilizou estacionamento, restaurante, sanitários, áreas para a instalação das barracas das equipes, dois pontos de apoio com água e serviços de mecânica, espaços para locutores e equipe técnica. Em sua extensão, a pista apresenta trechos técnicos, partes de trilha com muitas raízes, subidas íngremes que exigem muita força e resistência do atleta e poucos pontos de ultrapassagem, cada volta possui 5 km, sendo a quantidade de voltas a serem realizadas de acordo com a categoria do participante.
A instituição, conhecida também como Lar Cocuzzi, tem como protagonista o atleta da elite brasileira Luiz Henrique Cocuzzi que foi criado no lar e hoje participa de grandes competições na elite do ciclismo nacional e internacional. Cocuzzi é o atual campeão pan-americano de montain bike, venceu o brasileiro de XCO em 2017 e agora garante a primeira colocação da segunda etapa da Taça Brasil em casa na pista que ele mesmo ajudou a montar. Do lado das mulheres, o show ficou por conta da mineira Letícia Cândido que conquistou a vitória na categoria elite feminino pela equipe Corinthians Audax.
 
O Folha da Minha Sampa conversou com o atleta Fernando da equipe Fernando Bike, ele é um dos incentivadores do esporte na região do Vargem Grande e Parelheiros e conquistou o lugar mais alto do pódio nos dois dias em que competiu, participando na categoria amadora e na categoria federada. Em entrevista, Fernando afirma: “Ano passado nós tivemos o campeonato brasileiro e agora temos a Taça Brasil e isso fortalece a questão do turismo aqui na região”, e acrescenta: “é um privilégio correr em uma competição tão grande acontecendo tão perto de casa”.
A Taça Brasil trouxe pessoas que vieram prestigiar o esporte, mas além de fomentar a prática do ciclismo, o evento promoveu a valorização da região como polo ecoturístico e movimentou a economia local.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.