Bem Vindo
Memorial

"COLÔNIA ALEMÃ DE SANTO AMARO, UMA TRAJETÓRIA ÍMPAR (1829-2017)”

Capítulo 4

16/04/2018 17h32
Por: Redação
25
Imagem: Banco de dados do Google
Imagem: Banco de dados do Google

Leandro Hessel (texto e foto)

 

Capítulo 04

De lavradores a produtores de plantas ornamentais

 

 

Nos dias atuais, poucos descendentes da colônia continuam atuando como lavradores (de hortaliças, legumes, batatas ou gêneros de primeira necessidade), tendo a maioria dos que outrora se dedicavam a tais atividades, desistido do empreendimento ou optado pelo cultivo de plantas ornamentais, principalmente tuias de diversas espécies, gramas-pretas, moreias e azaleias.

 

Dentre os descendentes que atuam como produtores de plantas ornamentais diversas, destacam-se em tal ramo os Bueno da Colônia (com destaque nacional de produção), descendentes das famílias Cloos, Hengler, Hessel e Reimberg. Também destacam-se os Helfstein, da Vargem Grande. Os Reimberg, da Colônia e Chácara Santo Amaro. Também os Santos, da Barragem, (descendentes dos Cloos e Hengler). Existem outros também, não menos dignos, esforçados e prósperos.

 

O cultivo de plantas ornamentais pelos descendentes é abundante, principalmente nas regiões da Colônia, Barragem e Vargem Grande; em alguns outros bairros da região a produção também existe, porém em menor quantidade. Teve seu início em fins da década de 1980 e início da década de 1990, muito embora, a produção tenha diminuído, se comparada à tempos idos.

 

 Além dos descendentes dos colonos alemães, também alguns descendentes de japoneses e de demais famílias tradicionais atuam no cultivo de plantas ornamentais diversas, fazendo, todos em conjunto, com que a nossa região sul da cidade de São Paulo, que outrora fazia parte integrante do chamado “Cinturão Verde da Capital”, quando produzia verduras e legumes, atualmente faça grande diferença como ótima produtora das ditas plantas ornamentais.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários