Bem Vindo
Leitura

Dica de Leitura: "EXTRAORDINÁRIO"

"EXTRAORDINÁRIO"

06/08/2017 14h35
Por: Redação
35
Imagem: Banco de dados do Google
Imagem: Banco de dados do Google

Por: Amélia Rodrigues

 

 

“Quando tiver a chance de escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”

 

August Pullman é um garoto de 10 anos, fã de Star Wars, amado pelos pais e irmã, também apaixonado por sua cachorra de estimação Daisy. Apesar da idade, ele nunca frequentou uma escola, já que passou a maior parte da infância no hospital. Calma, eu vou explicar: August nasceu com uma rara síndrome genética cuja sequela é a deformidade facial. No auge de sua vida ele enfrentou 27 cirurgias que o ajudaram a respirar melhor, ouvir melhor, mastigar melhor e ver melhor, mas nenhuma delas conseguiu tornar seu rosto “normal”. Agora Auggie, como é chamado pelos amigos e família, se vê diante de seu maior desafio: frequentar uma escola pela primeira vez.

 

“Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir à grandeza.” (Extraordinário)

 

Você julga um livro pela capa? E se você fosse o livro, como se sentiria? São essas as questões levantadas por R. J. Palacio em seu romance de estreia. Narrado em primeira pessoa, Extraordinário conta como Auggie enfrentou seu primeiro ano na escola. Apesar de a maior parte da história ser narrada por August, alguns capítulos têm como protagonistas seus amigos e familiares que ganham a chance de contar de seu ponto de vista como é sua relação com Auggie.

 

Um manifesto em favor da gentileza, segundo a Veja.com. Extraordinário coloca sobre a mesa assuntos como preconceito, bullying e empatia. Esse é o tipo de livro que nos faz refletir, é uma obra que nos obriga a realizar uma leitura de nós mesmos, é uma história que nos transforma.

 

EXTRAORDINÁRIO, adj. Raro; esquisito; excepcional. ex.tra.or.di.ná.rio

(Silveira Bueno: minidicionário da língua portuguesa/Silveira Bueno. – 2. ed. – São Paulo: FTD, 2007)

 

August vem nos dizer por meio de sua história que precisamos ser aquilo de extraordinário que queremos ver no mundo. A mudança começa com você, seja o exemplo.

 

Resenha do livro por Tatiana Feltrin

 

O best-seller encantou o mundo inteiro e está pronto para estrear nos cinemas com lançamento previsto para 17 de novembro no Brasil.

 

Trailer de Extraordinário dublado

 

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, por que todos nós vencemos o mundo.” (Extraordinário)

 

Sobre a autora

 

 

 

R. J. Palacio mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Por mais de vinte anos foi diretora de arte e designer gráfica, trabalhando nos livros de outras pessoas enquanto esperava o momento certo para começar o próprio romance. Sua estreia na literatura foi com Extraordinário, uma comovente história que deu origem a 365 dias extraordinários, Auggie & eu e Diário Extraordinário.

 

*Imagens retiradas do banco de dados do Google

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários