Bem Vindo
Proósito

ASSERTIVA EM ALTA: VEJA COMO MANTER O EQUILÍBRIO EM SEUS COMPORTAMENTOS

ASSERTIVA EM ALTA: VEJA COMO MANTER O EQUILÍBRIO EM SEUS COMPORTAMENTOS

04/07/2018 13h56
Por: Redação
42

Você tem algo a ser resolvido com seu colega de trabalho, amigo ou até mesmo um familiar, mas acredita que ir direto ao ponto pode ocasionar um estresse e desconforto desnecessário para ambas as partes. Passa dias incomodado com a situação e cada vez que algo acontece este incomodo aumenta de forma considerável. Os dias passam, e a capacidade de conviver com a pessoa fica cada vez mais complicada. Sua paciência vai se esgotando e todo o conflito que você não desejava um dia acontece, traduzido em palavras ríspidas e sem sentido. Sim, você chegou ao seu limite, e vou lhe dizer uma coisa: esta realidade é sua e não da outra pessoa.

 

Por vezes o que acontece é que ambas as partes saem chateadas, magoadas e nada, absolutamente nada pode mudar a situação. Seu ego está na defensiva e diz que o problema é a outra pessoa, quando a mesma, muitas vezes, nem sabe o motivo de tal discussão.

Então, sejamos práticos e sinceros neste momento. Você quer ter razão ou ser feliz? Quer continuar deixando a pressão de sua panela subir até não ter mais controle, ou quer simplesmente esvazia-la aos poucos? Muito bem. Vamos entender o que significa ser uma pessoa assertiva.

 

Existem quatro comportamentos relacionados a assertividade, sendo eles:

Comportamento Passivo: O indivíduo imediatamente concorda com o que é dito ou com os acontecimentos à sua volta, mesmo que no fundo não concorde. Guarda quase tudo o que sente, mas quando chega no seu limite explode;

 

Comportamento Agressivo: O indivíduo faz o que é do seu próprio interesse, sem considerar os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos de outras pessoas;

 

Comportamento Passivo/Agressivo: Por vezes o indivíduo não tem coragem para expressar o que pensa, mas reclama pelas costas. Evita o conflito e raramente se manifesta. Porém, é agressivo por trás dos panos;

 

Comportamento Assertivo: A assertividade é baseada no equilíbrio. Requer ser direto sobre seus desejos e necessidades, ainda considerando os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando você é assertivo está seguro de si mesmo para extrair o poder disso para entender com firmeza, justiça e com empatia. É transparente para falar e sabe ouvir. Sabe ouvir críticas sem partir para o ataque pessoal. Tem a postura segura e comedida. Trata as pessoas com respeito. Aceita acordos. Vai direto ao ponto sem ser áspero.

 

Agora que já sabemos os diversos tipos de comportamentos relacionados a assertividade, vamos a prática. Seguem 7 dicas para exercitar a assertividade:

 

1. Pense antes de falar e agir;

2. Fale de forma aberta, direta e honesta;

3. Diga "não" com tato para não ferir nem sentir culpa;

4. Faça e receba críticas de forma positiva e construtiva;

5. Esclareça situações duvidosas;

6. Admita os seus erros;
7. Esteja aberto ao compromisso e à negociação.

 

Agora, mãos a obra! Só depende de você.

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários