Bem Vindo
Previdência Social

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA?

23/01/2018 17h16
Por: Redação
62
Imagem: Banco de dados do Google
Imagem: Banco de dados do Google

Os benefícios mais requeridos ao INSS são por incapacidade – auxílio doença e auxílio acidente –  e aposentadoria por invalidez. Estes benefícios são precedidos de um agendamento administrativo para realizar uma perícia médica, que acontece na própria agência do INSS.

 

Os maiores problemas enfrentados pelo cidadão na hora de requerer o benefício por incapacidade são inúmeros. Para ajudar, elaboramos algumas dicas que podem ser úteis e que vão fazer toda a diferença na hora em que você precisar.

 

Como marcar uma perícia sem erro

 

Prefira marcar pela internet para ter maior segurança e comprovação do dia marcado, pois é comum a perícia médica no INSS ser desmarcada, o sistema apresentar erros ou, eventualmente, os médicos peritos faltarem.

 

Exija sempre algum documento comprovante do comparecimento no dia da perícia médica, pode ser uma ficha da fila de espera ou uma consulta aos sistemas informatizados do INSS que tenham data e hora. É comum que os médicos não atendam os segurados e depois marquem que não houve comparecimento do segurado na data marcada.

 

Leve consigo exames e atestados médicos atuais, no máximo dos últimos três meses, bem como as internações e prontuários de atendimento.

Leve também as Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Recolhimento e, se puder, confira os salários de contribuição constante no sistema CNIS do INSS, a fim de não receber valores menores do que tem direito.

 

Você vai marcar perícia médica no INSS para o Auxilio Doença, mas na verdade fará o pedido para 3 tipos diferentes de benefício;

 

Auxilio Doença (se ficará incapaz para o trabalho temporariamente)

 

Aposentadoria por Invalidez (se ficará incapaz permanentemente, ou seja, dois anos ou mais)

 

Auxilio Acidente (quando há uma incapacidade parcial, mas que ainda possa desempenhar com restrição a sua profissão).

 

 Em caso de mau atendimento pelo médico perito, ou perícia realizada em poucos minutos (menos de 5 minutos) reclame com o Chefe da Agência, assim como com qualquer outro procedimento duvidoso que possa vir a cometer. Se não é necessário mostrar partes do corpo para verificar sua doença ou lesão. Negue-se!

 

O comunicado de decisão fica disponível no dia seguinte a realização da perícia, você poderá obter o mesmo pela internet ou indo direto a agencia do INSS.

 

Para saber mais sobre este e demais serviços, a Assessoria Jurídica Coelho Nascimentopode ajudar. Agende já o seu horário sem compromisso.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São Paulo - SP
Atualizado às 08h38
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 19°
21°

Sensação

11 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Ayumi
Bobs
Editais
Municípios
Expediente
Últimas notícias
Editais
Mais lidas
Expediente
Editais